Como a escolha da casa pode afetar sua saúde e bem-estar?

Quando estamos pensando em investir em um imóvel, devemos pensar em diversos aspectos, inclusive na qualidade de vida que o local possa oferecer. A escolha da casa em um local inseguro ou sem opções de lazer, por exemplo, podem ser fatores que irão afetar a saúde e o bem-estar do morador. 

Pensando nisso, a Ribeiro Campos desenvolveu um artigo que mostra o que considerar na hora de escolher uma casa se você se preocupa com sua saúde e bem-estar. Acompanhe. 

Como o estresse afeta seu corpo?

O estresse é uma defesa natural do organismo. Ele nos deixa em estado de alerta para que possamos elaborar estratégias e sair de certa situação de perigo. Entretanto, com a dinâmica da sociedade moderna, o indivíduo incorporou o estresse em sua vida como algo “natural”.

Seja a situação financeira, o dia a dia no trabalho ou passar muito tempo no trânsito, as situações que uma pessoa vivencia na sua rotina podem desencadear problemas físicos e mentais. 

O cansaço, consequência do estresse quando passamos por uma situação agitada, pode afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso, além do comportamento durante o dia, sendo comum situações de mau-humor e tristeza. A cada situação de estresse que você passa, ocorre o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, o que a longo prazo prejudicam o organismo.

 

O que a escolha do imóvel tem a ver com a saúde e bem-estar?

O lar deve ser um refúgio seguro e confortável para uma família. Ao lidar com o estresse do dia a dia e, ainda, voltar para a casa e ter que se preocupar com situações como a insegurança, ou falta de estrutura, as consequências irão se agravar.

A continuidade do estresse no corpo pode causar aumento da pressão arterial, crises de angina (que podem levar ao infarto), dores musculares, dores nas costas, alterações na pele, e outros distúrbios. Por isso, é importante tomar controle de situações da sua rotina pelo bem da sua saúde. Inclusive quando estamos falando em não se sentir confortável e seguro no próprio imóvel. 

Abaixo temos dicas fundamentais para te ajudar na escolha da casa certa e reduzir o estresse.

 

Localização

O primeiro passo para a escolha de uma casa que não afete sua saúde e bem-estar, é pensar na localização. Para isso, procure saber sobre os índices de violência da região e pergunte na vizinhança sobre a experiência em morar na região.

É importante, ainda, pensar nos acessos disponíveis para chegar ao local. Verifique os trajetos que tomem menos tempo e que, em caso de emergência, você consiga se deslocar rapidamente ou receber o atendimento de forma ágil.

Além disso, a tranquilidade que você precisa para evitar situações estressantes podem ser encontrada na escolha do local certo da casa. Quanto mais próximo de áreas verdes ou mais abertas, melhor você se sentirá em viver em um local sossegado. 

 

Segurança

Não é somente a segurança na localização que conta. É preciso sentir que sua casa tem a estrutura correta para que você possa habitá-la sem vivenciar situações como uma invasão surpresa. 

Por isso, prefira escolher uma casa com muros altos, sistema de segurança e, de preferência, que conte com proteção particular para reforçar sua tranquilidade. Morar em um condomínio é uma ótima opção para quem quer se sentir seguro 24h por dia. 

 

Lazer

Os momentos de lazer são imprescindíveis para a redução do estresse. É importante colocar momentos de relaxamento e diversão como prioridade na vida. Afinal, o cérebro precisa de um período para se reorganizar.

Por isso, não deixe de considerar que a escolha do seu imóvel deva ter opções de lazer para você e sua família. Se este for localizado perto de parques, shoppings ou quadras de esportes, você tem mais opções sobre diversificar suas atividades e ativar diferentes áreas de estímulo ao cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar.

Se você combinar as áreas de lazer com a segurança interna da casa, melhor ainda! Uma piscina, espaço kids ou até uma área para churrasqueira podem aumentar sua qualidade de vida sem ter que se distanciar do conforto do lar. Por isso, escolha uma casa que você veja as possibilidades de tirar momentos para você dentro e fora dela. 

 

Infraestrutura

Atenção! Tão importante quanto avaliar a localização, é necessário avaliar a infraestrutura interna do imóvel para que você não passe por situações indesejadas, como ter que lidar com reformas.

Desse modo, prefira investir em um local bem preparado, finalizado e com acabamentos de qualidade. Assim, você terá menos dor de cabeça e poderá habitar o imóvel de imediato para usufruir da sua tranquilidade e segurança. 

 

Espaço para toda a família

Sabemos como a família é um importante fator para a escolha da casa. Afinal, é preciso que o espaço se torne aconchegante e agradável para todos, uma vez que o estresse atinge qualquer pessoa de forma diferente. 

Na hora de escolher o imóvel, pense em como cada membro da família pode tirar proveito do local, seja com a localização, infraestrutura e com as áreas de lazer. Crianças, por exemplo, precisam de espaços para brincar livre e em segurança, além de ter ambientes que as deixem ativas, como uma piscina ou playground.

Além disso, pense ainda em como você pode passar tempo de qualidade com seu cônjuge. Uma casa bem estruturada e segura, diminui o peso emocional de ter que ficar pensando em buscar novos locais para passar o tempo. 

O seu lar, além de refúgio, sempre será o momento de maior atenção e convivência com as pessoas que ama. Por isso, pense em cada um deles para escolher a casa ideal e não passar por nenhuma situação de estresse! 

 

Dicas anotadas? A Ribeiro Campos, como uma construtora de referência em Roraima, tem a preocupação de mostrar os principais aspectos para tornar seu lar o mais adequado possível para sua família. Por isso, continue nos acompanhando nas redes sociais Facebook e Instagram para saber quando serão publicados novos artigos. 

Continue sua leitura com 10 motivos que vão te fazer apreciar ser morador de Boa Vista (RR).